Um teste genético ajuda-nos a ser melhores corredores?

Publicado em 13-12-2017

A Runnea visitou a Nutrición3g em Pamplona para efetuar um teste genético e explicar em que consiste. Explicamos em que aspectos pode ser útil para o praticante running dispor de informação genética.

O nosso rendimento como running é o resultado de muitos factores, alguns são adquiridos ao longo da nossa vida desportiva através da experiência e do treino e, por outro lado, existe "essa carga genética" que é herdada dos nossos pais e que temos desde o momento em que nascemos.

Assim, por um lado, temos a "adaptação ao meio" que é conseguida pelo esforço realizado sob factores externos, como as melhorias de desempenho que experimentamos dia após dia com o treino, como a definição muscular resultante de miles de quilómetros de corrida, modificações mais ou menos importantes que não são herdadas. E, por outro lado, temos o fator que nos preocupa neste artigo, que é a genética, que não nos determina, mas está sujeita à forma como interagimos com o ambiente. Com isto quero dizer que, por muito bom potencial genético que tenhamos herdado, se não treinarmos corretamente, se não cuidarmos da nossa alimentação, se não acumularmos miles horas de esforço, o nosso desempenho desportivo desaparecerá.

Como veremos, conhecer a informação armazenada nos nossos genes pode ajudar-nos a corrigir ou reduzir a probabilidade de sofrer de certas doenças, melhorando a nossa alimentação ao poder personalizá-la.

Será que os nossos genes determinam a probabilidade de sofrer de uma doença ou fazem-nos assimilar melhor um tipo de alimento do que outros? Ou, pelo contrário, serão os hábitos saudáveis e as horas de treino os verdadeiros protagonistas do nosso desempenho enquanto corredores?

Quem não ouviu em algum momento "corres como o teu pai...", comentários que ouvimos dos nossos conhecidos, são factos irrefutáveis de que certos padrões e até comportamentos são herdados e geneticamente determinados.

Provavelmente também já ouvimos comentários como "podes comer de tudo e não engordas..." ou "tu és o que comes..." As possibilidades de melhorar a nossa saúde e o nosso desempenho desportivo através de uma "nutrição personalizada" são muito atractivas para todos os desportistas. A nutrigenómica mostra que os nossos genes têm muito a ver com a forma particular como o nosso corpo reage ao que comemos. Mas também, inversamente, mostra como os alimentos afectam os nossos genes. A investigação genética permite adotar uma série de aplicações práticas para melhorar a alimentação de acordo com a composição genética específica.

Sobre o ADN

O ácido desoxirribonucleico (ADN) contém as instruções genéticas utilizadas no desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos e é responsável pela sua transmissão hereditária. A principal função da molécula de ADN é o armazenamento de informação para construir outros componentes das células, como as proteínas e as moléculas de ARN que transferem informação vital durante a produção das proteínas necessárias à vida da célula.

No nosso ADN encontra-se a informação para a síntese, organização e manutenção de todas as estruturas do nosso corpo. Em geral, o ADN é semelhante entre pessoas diferentes e varia apenas em cerca de 0,1% da sua sequência. No entanto, esta pequena diferença torna possível a grande diversidade que existe entre nós, modulando diferenças que são visíveis a olho nu, como a altura, a cor dos olhos ou a cor da pele. Para estes e outros aspectos mais importantes, como a probabilidade de sofrer de uma doença ou saber como metabolizamos um determinado alimento, substância ou nutriente, interessa conhecer a composição genética.

Estas diferenças genéticas, tecnicamente conhecidas como "polimorfismos", provocam alterações em proteínas que actuam como receptores, ou enzimas que alteram o metabolismo, e podem afetar a forma como respondemos a um determinado treino ou como assimilamos melhor ou pior um determinado nutriente.

O que é um teste genético?

teste genético para serem melhores corredores

É uma análise de uma amostra do seu corpo que é analisada para detetar polimorfismos ou alterações específicas do ADN que demonstraram estar relacionadas com diferenças inter-individuais no desporto e na nutrição.

Desta forma, este teste permite saber quais as variáveis que cada indivíduo possui em cada polimorfismo e, assim, oferecer a cada pessoa uma informação única que até agora permaneceu oculta, a "sua própria informação genética".

O que é a nutrigenómica?

É o estudo do efeito dos nutrientes ou suplementos nutricionais na expressão dos genes de acordo com o genótipo e fenótipo de cada pessoa, com o objetivo de melhorar a sua saúde e bem-estar, bem como prevenir doenças. A "expressão dos genes" determina a produção de proteínas envolvidas no crescimento celular, na reparação e na função dos tecidos e é modificada em função dos alimentos ingeridos.

Esta tecnologia de investigação genética desenvolvida há vários anos vê agora as suas aplicações no domínio da nutrição com um impacto significativo na compreensão da relação entre alimentação e saúde.

A nutrigenética é um ramo da genómica nutricional que visa estudar as diferentes variantes genéticas dos indivíduos que influenciam o metabolismo dos nutrientes, a alimentação e a doença. Um exemplo disto é o estudo do microbioma. O conceito de "Gutoma Humano" corresponde aos microrganismos localizados no intestino que estão relacionados com a dieta e que nos tornam susceptíveis ou resistentes a doenças. Certas variantes genéticas e o consumo elevado de açúcar ou de gorduras alteraram o neurocircuito energia/prazer, criando uma dependência da "comida de plástico". Esta alteração da biose intestinal gera inflamação e um estado emocional negativo que permite doenças crónicas como a obesidade e/ou a diabetes de tipo 2. Em Runnea estamos a preparar um teste sobre probióticos e desporto que publicaremos em breve, e prevemos que seja um tema de grande interesse para todos ....

Para uma análise genética especializada em nutrição, a Runnea recorreu à Nutrición 3G, em Pamplona.

Nutrição 3G

Teste nutricional

É uma empresa formada por um grupo de biólogos e nutricionistas especializados em nutrigenética, com uma vasta experiência em investigação e que oferece os seus serviços de análise genética para prevenir e ajudar a melhorar a saúde dos seus clientes através de uma nutrição personalizada.

Conhecemos Javier Campión, diretor científico da N3G, doutorado em Ciências Biológicas e com mais de 20 anos de experiência em investigação científica (Universidade Complutense, Instituto Karolinska e Universidade de Navarra) relacionada com a Biologia Molecular, a Epigenética e a Nutrigenómica. Explica que a sua empresa é especializada em análises genéticas com o objetivo de personalizar a dieta do cliente para melhorar a sua saúde e prevenir certas doenças.

Javier diz-nos que "com um simples teste podemos saber o que o seu ADN diz sobre si e dar-lhe recomendações específicas de acordo com as suas características e começar a prevenir doenças que pode desenvolver no futuro".

Basicamente, o que a Nutrition3G oferece são recomendações nutricionais baseadas no padrão genético de cada um de nós, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida através de orientações dietéticas personalizadas. "A informação que obtemos dá-nos a sua predisposição genética para sofrer de uma série de doenças relacionadas com o envelhecimento, o que nos permite conceber orientações dietéticas personalizadas para o ajudar a preveni-las".

O kit pode ser adquirido através do seu sítio Web https://www.nutricion3g.es e recebe o pacote de recolha de amostras que inclui uma zaragatoa bucal para recolher uma pequena amostra do seu epitélio bucal, um envelope pré-selado, um formulário de consentimento para a análise e confidencialidade da informação que deve assinar e um folheto com as instruções necessárias para realizar todo o processo.

Uma vez enviada a amostra de epitélio, os laboratórios extraem o ADN, analisam-no e, no prazo de 4 semanas, enviam-lhe um relatório completo que reflecte as variantes genéticas estudadas, bem como as diferentes predisposições para sofrer as doenças. Receberá também orientações dietéticas personalizadas associadas aos resultados genéticos. Posteriormente, um profissional de nutrição da equipa N3G entra em contacto consigo para lhe explicar os resultados e as orientações a seguir para prevenir e melhorar a sua saúde.

As doenças incluídas na sua análise são :

• Artrose:
    Doença crónica degenerativa que produz a alteração destrutiva da cartilagem das articulações. A osteoartrite aumentou mais de 70% em 20 anos em Espanha e continua a aumentar. Não afecta apenas as pessoas idosas; existem outros grupos de risco, como as mulheres pós-menopáusicas e os desportistas.
  • Obesidade
    A obesidade em Espanha está a atingir números preocupantes, colocando-nos à frente da Europa, com uma prevalência de 25%.
  • Osteoporose
    Em Espanha, ocorrem 25.000 fracturas por ano devido à osteoporose e, atualmente, estima-se que afecte 64% das mulheres.
  • Hipertensão
    Há mais de 5 milhões de pessoas com hipertensão com mais de 65 anos e prevê-se que sejam 6 milhões em 2025. Apenas 75% das pessoas afectadas sabem que têm a doença e, destas, apenas metade recebe tratamento.
  • Diabetes tipo 2
    13,8% da população espanhola tem diabetes tipo 2. Destes, 6% não sabem que sofrem desta doença.
  • AVC
    Em Espanha, é a principal causa de morte nas mulheres e a segunda nos homens. Todos os anos, o AVC causa 90 mortes por cada 100.000 habitantes.
  • Trombose
    A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo e é uma das causas do enfarte agudo do miocárdio. Todos os anos são diagnosticados cerca de 60.000 novos casos de trombose em Espanha.
  • Hipercolesterolemia
    Mais de 50% da população adulta espanhola sofre de hipercolesterolemia, colesterol total 200 mg/dl que requer tratamento farmacológico.
  • Litíase biliar e renal:
    A prevalência média da urolitíase corresponde a mais de dois milhões de casos totais e a mais de 300.000 novos casos anuais.
  • Degenerescência macular
    Atualmente, cerca de 700.000 pessoas sofrem desta doença em Espanha e é a causa mais frequente de cegueira nos países desenvolvidos.

É preciso ter em conta que, quer uma pessoa sofra ou não da doença, quer tenha ou não um maior risco de a sofrer, pode ser prevenida ou retardada em função do seu estilo de vida e através de uma dieta personalizada.

Outra informação interessante do estudo está relacionada com a forma como o café nos afecta e porque é que tem efeitos diferentes nas pessoas, dependendo da sua composição genética, sendo o gene CYP1A2 responsável pela metabolização do café. Também podemos obter informações sobre se somos ou não intolerantes à lactose ou ao glúten, aspectos de grande interesse para os entusiastas running que querem cuidar da sua dieta, dada a confusão que existe em relação ao glúten e à lactose entre a população que se preocupa com a sua dieta.

Como é recolhida a amostra?

O processo é simples, rápido e indolor, pois não é invasivo e consiste em esfregar a mucosa da parede interna da boca algumas vezes para recolher amostras de saliva e de epitélio bucal no final. Após 4 semanas receberá a sua informação em formato digital, com um relatório completo onde encontrará toda a informação referente aos seus resultados genéticos e orientações recomendadas de acordo com a sua genética, o que lhe permitirá desde o primeiro momento adaptar a sua dieta de forma totalmente personalizada.

Resultados:

Anexar algum gráfico do resumo dos dados do relatório, ver em anexo.

Factos:

A informação genética não o define, nem o determina, pois é altamente influenciada pela nossa relação com o ambiente, a formação, a nutrição, o nosso perfil psicológico, o ambiente de trabalho, o ambiente familiar, etc. Atualmente, sabemos que os genes podem expressar-se a diferentes níveis e que a forma como o fazem depende dos sinais ambientais e da nossa interpretação, e não de um destino genético implacável.

• A utilidade da informação genética reside na obtenção da informação relevante que lhe permitirá personalizar a sua estratégia nutricional para atingir mais eficazmente o seu objetivo individual.
  • "Somos moldados pelos genes herdados dos nossos antepassados, mas é o ambiente em que vivemos, o nosso modo de vida, que permite que alguns genes se exprimam e outros não, e em que medida. Portanto, há determinismo mas também há espaço para a ação". Diz Miguel Pita, doutorado em Genética e Biologia Celular, investigador da Universidade Autónoma de Madrid e professor de Evolução e Genética.
  • A alimentação pode ser um fator de risco para um grande número de doenças e os genes podem influenciar a capacidade do organismo para assimilar esses nutrientes ou acumulá-los de forma alterada, de acordo com as substâncias ingeridas diariamente.
  • É preciso ter em conta que a alimentação e as diversas substâncias químicas contidas nos alimentos podem alterar a expressão ou a estrutura dos genes.
  • O grau de influência da alimentação no equilíbrio da saúde depende do património genético e da microbiota (conjunto de microrganismos) do tubo digestivo, que desempenha um papel muito importante.
  • "A composição genética das pessoas baseia-se na geografia e a suscetibilidade genética aos ingredientes alimentares varia de um indivíduo para outro". Um determinado nutriente pode ter um efeito positivo num indivíduo e absolutamente nenhum efeito noutro, bem como provavelmente causar um efeito negativo num terceiro, explica o Dr. Dnyandeo Chopade, Consultor Médico Geneticista e Diretor do Centro de Saúde e Investigação Genética em Nashik (Índia).
  • Os genes podem ser activados ou desactivados devido a vários factores, incluindo a alimentação, o estilo de vida, a atividade física ou mesmo a exposição a vários factores químicos e físicos do nosso ambiente.
  • Os resultados do estudo de Pascual G et al.7) concluem que a influência do ambiente e dos hábitos pessoais desempenha um papel muito importante (70-90%) no desenvolvimento da maioria dos cancros. De acordo com estes dados, apenas 10-30% dos cancros se devem a mutações aleatórias ou a riscos intrínsecos como a hereditariedade. A evidência científica sublinha a importância de seguir hábitos de vida saudáveis para reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de doença para além das probabilidades genéticas.

Recomendações nutricionais para corredores

Recomenda-se a todos os praticantes running que sigam a dieta mediterrânica, ou seja, uma dieta rica em fruta, legumes, leguminosas, cereais integrais, frutos secos, peixe gordo e azeite como gordura adicional.

Recomenda-se distribuir a ingestão em várias refeições por dia, de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa, mas dando prioridade aos produtos frescos e sazonais.

Consumir várias peças de fruta todos os dias e completar com porções de legumes em saladas, legumes cozinhados, como guarnição de pratos principais, como acompanhamento de pratos de massa e arroz, de preferência integrais, leguminosas, etc.

Os legumes de folha verde, ricos em cálcio, devem ser cozinhados durante pouco tempo e em pouca água, pois conservam melhor o cálcio. Os cereais de pequeno-almoço e o pão devem ser integrais, uma vez que o consumo de fibras contribui para a manutenção do peso corporal e reduz o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes de tipo 2.

Os produtos lácteos são preferíveis com baixo teor de gordura, pois são uma boa fonte de proteínas, cálcio, fósforo e vitamina D. A ingestão adequada destes produtos garante aminoácidos essenciais e estes minerais e vitaminas reduzem o risco de fracturas.

Outras fontes de cálcio e de vitamina K são os vegetais de folha verde (acelga, espinafres, brócolos, etc.), as nozes e as amêndoas, as sementes de chia e de linhaça, o peixe com espinhas, etc. § Não se esqueça de consumir alimentos do grupo das proteínas, como o peixe, as leguminosas, os ovos e as carnes magras.

Azeite, de preferência virgem extra, para cozinhar e temperar legumes e saladas. § Para além das fibras, as sementes fornecem aminoácidos e 3. Aumente o seu consumo de polifenóis, poderosos antioxidantes provenientes de produtos vegetais como cereais integrais, frutos, legumes, sementes, frutos secos...

Utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar os pratos. Beba água, chás de ervas, sopas e caldos e evite as bebidas alcoólicas, o vinho tinto não é saudável, apesar de nos terem feito crer que sim.

A minha opinião sobre a análise genética Nutricion3G

Sem dúvida que se trata de um tema interessante, uma campo genética emocionante e uma informação pessoal que pode ser utilizada para esclarecer dúvidas e elucidar as possibilidades de sofrer de uma doença que o pode preocupar...

Um teste indolor e fácil de realizar que lhe permite saber mais sobre si. Informações privilegiadas que antes só estavam ao alcance de atletas de elite estão agora ao nosso alcance, permitindo-nos aperfeiçoar e afinar pormenores tão importantes como os relacionados com a alimentação. No que diz respeito à análise Nutrition3G, que custa 180 euros, reconheço que a informação, que é curiosa e interessante, tem de ser interpretada objetivamente. Um relatório muito completo com muita informação sobre percentagens e probabilidades de sofrer de uma série de doenças que são estabelecidas de acordo com algoritmos de base genética. As directrizes dietéticas não são muito diferentes dos conselhos nutricionais profissionais, mas ter a sua informação genética na qual basear as suas recomendações personalizadas é uma valor.

Tal como acontece com muitas outras tecnologias médicas atualmente disponíveis para o atleta amador, é necessário ter cuidado na interpretação dos dados, especialmente em indivíduos susceptíveis ou hipocondríacos que podem reagir negativamente à informação sobre a probabilidade de certas doenças. A praticidade dessas análises genéticas para melhorar a saúde, por sua vez, requer estratégias de mudança de hábitos, o que significa que não basta apenas dar orientações e recomendações, mas também facilitar os métodos para estabelecer ou corrigir determinados comportamentos.

Do meu ponto de vista, ter a informação genética faz parte de uma "saúde inteligente", que é importante quando se trata de manter estilos de vida saudáveis. O que também considero interessante nos serviços oferecidos pela Nutricion3g é que, para além de realizar a análise, existe a possibilidade de um acompanhamento por parte de um nutricionista que o ajudará a corrigir eventuais erros alimentares; este controlo por parte de um profissional ajuda, sem dúvida, a conseguir os hábitos alimentares necessários em cada um dos casos.

Na minha opinião, o futuro e agora o presente da nutrição desportiva tende a individualizar a dieta de acordo com as características particulares, incluindo o perfil genético.

Para mais informações: www.nutricion3g.es

Referências

• Zempo SH, et al. Estimativas de hereditariedade de fenótipos relacionados com a força muscular: Uma revisão sistemática e meta-análise. Scand J Med Sci Sports 2016
  • Rodas G, Calvo M, et al. Heritabilidade da economia running: um estudo realizado on irmãos gémeos. Eur J App Physiol Occup Physiol 1998; 77(6):511-16. .
  • Guth L, Roth SM. Influência genética on desempenho atlético. Curr Opin Pediat 2013; 25(6):653-58).
  • Sanchis-Gomar F, Pareja-Galeano H et al. Genes olímpicos on podium? Int J Sports Physiol Perform 2016; 117): 973-74