Como enfrentar uma prova de trailrunning depois de uma lesão de longa duração?

Publicado em 06-03-2019

Depois de quatro meses ausente das corridas de montanha, finalmente cheguei à linha de partida de uma trilha, a escolhida, ou melhor, a que cruzou meu camino (devido a um convite, obrigado @ElioProductions) foi a Maratona de Montanha Ogre, que comemorou sua quinta edição em 2019, na cidade de Autol, La Rioja.

Devido à lesão que sofri no final de outubro, não pude correr durante dois meses completos e praticamente até há poucos dias não voltei a correr normalmente, mas olhando para trás e recordando a frase que o traumatologista me disse: "Tens de parar de correr", e que me deixou mais psicologicamente do que fisicamente tocado, posso estar mais do que feliz por voltar a estar na linha de partida de uma maratona de montanha.

Estando longe da forma que atingi no ano passado, mas com a ilusão e o desejo totalmente recuperados, o objetivo era claro, voltar a desfrutar do trailrunning.

Prova do território: dados técnicos da #Ogromarathon 2019, maratona de montanha - foto 1

Dados técnicos da #Ogromarathon 2019

• Distância: 41km.
  • Pontos de controlo: 4.
  • Postos de abastecimento: 8.
  • Ganho de elevação total: 4328m.
  • Altitude máxima: 1150m.
  • Altitude mínima: 445m.
  • Tempo limite: 8 horas.

Ogro Mountain Marathon 2019, corrida realizada em La Rioja - foto 2

Maratón de Montaña del Ogro 2019, organização de 10

Tenho que dizer que a organização da corrida foi 10, boas indicações prévias, com referências a parques de estacionamento e locais para recolher babetes perfeitamente localizados, que são coisas que aqueles de nós que viajam para corridas gostam de encontrar para que não tenhamos que andar perdidos até encontrar tudo.

O "saco do corredor" era muito bom, com produtos frescos da região (cogumelos e ameixas), entre outras coisas, bem como a t-shirt da prova e os dados do finisher que nos davam assim que passávamos a meta, meias e mangas serigrafadas com o "Ogre" da prova.

Ogro Mountain Marathon 2019, serviços ao corredor - foto 3

Quanto ao percurso, gostei bastante, embora depois de tantas provas se veja como desnecessários certos troços que são colocados para "endurecer" a prova, e que na realidade não contribuem muito mais do que alongar a meta, eu teria preferido descer até à meta por aquele trilho ladeado de pinheiros sem entrar tanto na famosa zona dos "escorregas", mas isto é uma apreciação muito particular e outros serão a zona que mais gostam.

Muitos e variados postos de abastecimento, embora eu só tenha usado isotónico e água. Notei que estavam bem abastecidos com sandes, barras, fruta, etc.

Revisão dos géis energéticos Vanir Health - foto 4

Géis energéticos Vanir, testados em competição

Nesta secção vou fazer uma pequena "Review" dos Energy Gels que utilizei durante a prova, os Vanir Go! da Vanir Health, cujos ingredientes por unidade são:

• Valor energético: 68 kcal / 288 KJ.
  • Gordura saturada: 60 mg.
  • Hidratos de carbono: 15,6g.
  • Açúcares: 15g.
  • Fibra alimentar: Ausente.
  • Proteína: 1,2g.

• 250 mg. Ciclina.
  • 80 mg. Cafeína.
  • 15,6 mg. Vitaminas B.

Tomei 3 deles durante a corrida, embora a quantidade recomendada no sítio Web seja de um máximo de 2 por dia, suponho que não contavam com a sua utilização em competições de longa duração e que a indicação é mais para um dia de treino em que é necessário fornecer energia extra ao corpo.

O sabor é doce e frutado, bastante líquido e nada pastoso, pelo que desce muito bem pela garganta, ajudado por um pouco de água, como tudo deve ser tomado, desce perfeitamente.

Composição do suplemento desportivo Vanir Go! - foto 5

A forma de dosagem com tampa de rosca é muito cómoda e permite fechá-la se não a tomar toda de uma vez para continuar a tomá-la mais tarde.

O único "senão" que encontro é na quantidade de gel que contém o recipiente, são 23,8 ml, e pessoalmente estou habituada a tomar doses maiores com cada gel, por isso são pequenas para mim. Isto pode dar jeito em provas mais curtas e intensas, já que se pode tomar praticamente todo o gel num só gole, mas acho que aproveitando a mesma embalagem se pode colocar mais uns mililitros e se pode levar mais comida no mesmo espaço.

Durante a corrida consumi

• 3 géis Vanir Go
  • Um par de Push Bars "The Gel Bar" de 40 gr
  • Isotónicos dos postos de abastecimento e água + uma carga de amilopectina.

Tempo total de corrida 5 horas.

Com esta combinação, não tive quaisquer altos e baixos de energia durante a corrida e, embora seja verdade que não estava com vontade de empurrar a máquina, o facto de estar a poupar e a controlar a minha alimentação e hidratação permitiu-me chegar aos últimos quilómetros muito fresco e capaz de correr depressa.

Maratona da Montanha do Ogre 2019, percurso - foto 6

Procurar recuperar sensações na corrida

Sobre o percurso da prova em si, pouco a dizer, cheguei muito em cima da hora à partida e tive que me colocar na frente pelo que apesar do que pretendia fui arrastado para um arranque muito rápido, por momentos (alguns segundos) pensei que estava como no ano passado e mantive o ritmo de líder da prova, mas ao cortar o primeiro km em 315 e a perda no primeiro cruzamento (culpa minha por ter seguido alguém que parecia conhecer o camino) somados ao posterior reencontro com o pelotão cerca de trinta lugares abaixo, lembraram-me que estava a "voltar" e que tínhamos vindo para desfrutar.

Ainda tinha muito ganho de elevação para acumular, pois ainda não tinha conseguido ganhar muita elevação nos treinos, e isso notou-se nas primeiras rampas, por isso peguei nos meus bastões e puxei o "chino-chano" na esperança de um terreno mais favorável onde pudesse soltar as pernas.

A corrida é composta por vários corta-fogos, o que a torna mais difícil, e sobe-se até ao topo da sierra, onde se encontram inúmeras turbinas eólicas.

Ogre Mountain Marathon 2019, conclusões finais - foto 7

Conclusões finais

De um modo geral, esta prova da Maratona da Montanha do Ogre é uma corrida bastante fácil, com exceção da verticalidade das descidas e dos deslizes finais. O tempo foi amável para nós e saímos com o tempo fresco, que se transformou numa grande manhã em que pudemos correr perfeitamente com mangas curtas sem frio nem calor, sem ar, uma manhã esplêndida para correr e reencontrar o trailrunning.

Na meta, esperavam-nos os detalhes do finisher e um aprovisionamento completo, bem como os pratos fumegantes com comida quente, que depois do duche reparador nas instalações desportivas perfeitamente equipadas oferecidas pela organização, não pararam de nos oferecer cogumelos e cogumelos cultivados localmente, bem como carnes acabadas de cozinhar para repor as nossas forças. Também não faltou a cerveja para celebrar a corrida e terminar um grande dia como mais gostamos, os corredores reuniram-se depois da corrida falando de como correu, comentando as secções mais bonitas e as mais complicadas, enquanto nos encontramos em futuras edições e para outras corridas, onde muitos de nós costumamos coincidir para desfrutar de tudo o que rodeia esta abençoada loucura de running em território trail.

Estou de volta! ;)

Equipamento de running utilizado na Maratona de Ogre Mountain 2019 - foto 8

Equipamento de running utilizado na Maratona do Ogro 2019

• Equipamento: Runnea da Joma Sport.
  • Bastões: BlackDiamond UltraDistance Carbon Z.
  • Óculos de proteção: Eassun X.